Sobre | ACES - Ação Cultural, Educativa e Social
624
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-624,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,paspartu_enabled,paspartu_on_bottom_fixed,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-11.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Sobre

Um grupo de pais sensibilizados com as necessidades de atender à formação da juventude, e que queriam fazer algo de efetivo. Assim nasceu há quase cinquenta anos – em 1976 – a Ação Cultural, Educativa e Social – ACES. Uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter beneficente.

 

Sua atuação se dá principalmente através dos Centros Culturais e Residências universitárias, construídos e mantidos pela ACES. Assim se complementa o que os estudantes aprendem em casa, na escola ou na universidade. É palpável a ajuda que supõe na formação integral da personalidade.

 

Nas unidades da ACES procura-se promover o espírito e a capacitação para o voluntariado. Os jovens são estimulados aos valores da liberdade e da responsabilidade, do estudo sério, da amizade, da solidariedade e da cidadania. Para isso são realizadas variadas atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e integração com a natureza.

Reconhecimento

Graças ao trabalho realizado com seriedade e com verdadeiro impacto fomos reconhecidos pelo governo federal e estadual:

 

Instituição de Utilidade Pública Federal desde 1985 (Decreto 91.904/1985)

 

Instituição de Utilidade Pública Estadual (Lei 394/1980)

Inspiração cristã

Todas as atividades que fazemos são inspiradas nos valores cristãos católicos. Nossos centros culturais são abertos a pessoas de todas as religiões, mas aos que desejam aprofundar no catolicismo, se oferece um serviço de Capelania, que é administrado pela Prelazia do Opus Dei (instituição da Igreja Católica).

Responsáveis

Todos os diretores da ACES se dedicam gratuitamente a esta missão. O fazem como contribuição para a sociedade e também como forma de agradecer a formação recebida por eles e suas famílias através das atividades promovidas pela instituição.

 

A atual diretoria está constituída pelas seguintes pessoas:

 

Presidente: Alexandre Porciúncula Gomes Pereira

 

Primeiro Vice-Presidente: Silvio Carlos Aníbal de Almeida

 

Segundo Vice-Presidente: Renato José de Moraes

 

Tesoureiro: André Vidal Pessoa

 

Secretário: Álvaro Rodrigues Fernandes

 

Conselho Fiscal:

Felipe Castro de Souza

​Nobor Koizumi

José Geraldo Motter

Edmilson de Queiroz Matos (suplente)

Centro Cultural e Universitário de Botafogo

Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

Formação profissional: palestra com profissionais de prestígio

Centro Cultural Boa Viagem

Boa Viagem, Niterói – RJ

Casa da Palmeira

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Sítio Mira-Serra

Meio da Serra, Duque de Caxias – RJ